Não teve notícias ontem, quinta, porque fui na Bienal do Livro. Não, não comprei nada. Primeiro porque não tenho dinheiro e segundo que meu único objetivo prático lá era ver que tipo de destaque tinham os livros eletrônicos. Tava lotado de criança e adolescente, foi meio infernal. Não recomendo, a menos que você tenha um objetivo específico como comprar determinados livros com desconto. Pelo que observei os descontos iam de 20 a 50%.
Enfim, enquanto eu estava fora aconteceram muitas coisas estranhas.
Por exempo, roubaram o carrinho do Marco véio, sim, aquele Marco \/
E se você ainda não sabe em quem votar nessas eleições aqui tem vários sites que podem ajudar você a decidir. Eles vão desde ferramentas que comparam a ideologia do candidato com a sua até gráficos com as pesquisas mais atuais e simulações de quem venceria nos diferentes turnos da eleição.
Nigeriano cria bonecas negras para representar as meninas africanas. A ideia é importante para que essas crianças se sintam representadas e não excluídas por sua cor de pele diferente dos brinquedos vendidos nas lojas. As bonecas negras já são mais vendidas no país do que as bonecas Barbie.
E já que o tema é loucura, maluquices e coisas bizarras, nossos senadores parecem bastante ocupados e por isso ao invés de pensarem em coisas úteis para a população querem arruinar ainda mais a língua portuguesa propondo uma reforma para 'simplificar' a escrita. Bom, na verdade a proposta é de um professor que depois de lecionar por 50 anos deve estar muito decepcionado com a capacidade cognitiva de seus alunos pra querer fazer uma doidera dessas. No momento a proposta está sendo discutida pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte.
Hoje tô sem criatividade (a pergunta é quando eu não estou sem criatividade, né?) então vamos direto aos links.
Nem a procurar vídeo pra por aqui então me mandem sugestões no Twitter e email.
Fernanda fez Fernandice e publicou um texto novo que você pode conferir clicando -> AQUI
Vou começar com os estudos óbvios, generalizantes ou simplesmente inúteis porque depois a coisa fica meio tensa.
Um estudo realizado no Reino Unido demonstrou o que quem já fez dieta alguma vez na vida já sabe: Perder peso é bom mas não vai te fazer feliz. Ao contrário, no estudo os pacientes que perderam peso tinham uma tendência maior a apresentar sintomas de depressivos e/ou alterações de humor.
Agora, já que estamos falando de internet, aplicativos e afins, bombou na semana passada e comecinho dessa o aplicativo Secret. Só que acontece que os HueHueBr não conseguem brincar sem estragar a felicidade dos amiguinhos e começaram a postar porn revenge, calúnias e difamações, etc. e agora parece que há o risco de tirarem o app Secret de circulação. Não vejo graça de postar seus segredos anonimamente para estranhos por dois motivos: 1. Tenho amigos pra contar minhas coisas; 2. Não tenho segredos. ;)
Quem também tá sendo alvo de críticas é o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, mas a meu ver pelos motivos errados. Moradores e comerciantes de várias regiões estão reclamando das ciclovias na cidade. Reclamaram da faixa de ônibus, agora das ciclovias... reclamar da quantidade absurda de carros com uma única pessoa dentro 'cês não querem, né?
Queria falar de coisa boa mas a Araci não tá aqui com a Top Therm. Então vou fazer a Sônia Abrão e falar de morte porque, gente, o que tá sendo esse ano, não? Nunca vi tanta gente conhecida morrendo ao mesmo tempo.
Ontem de manhã morreu num acidente de avião em Santos o presidenciável Eduardo Campos, o candidato tinha 49 anos. Na noite anterior ele havia sido entrevistado no Jornal Nacional e viajava para cumprir compromissos de campanha. Todos os tripulantes da aeronave morreram totalizando 7 pessoas e algumas pessoas ficaram feridas em terra. Não vou falar de 'mimimi' da internet tá gente? As pessoas morrem, faz parte da vida e piadinha idiota vocês fazem sobre qualquer coisa. É feio? É. Mas 'cês não vão parar só por isso que eu sei. Nem eu...
Pra quem perguntou quando vai sair outro horóscopo do Caderno (ninguém perguntou), vai ser mensal então vocês podem continuar compartilhando o Horóscopo do Castelo Rá-Tim-Bum! =)
A neve já havia assentado há algum tempo, e começava a se aproximar das histórias mais sombreadas do local. Ao caminhar por suas ruas, era possível sentir os anos recheados de narrativas passadas de geração em geração aos ouvidos mais atentos. Apenas alguns eram privilegiados com os séculos de conhecimento acumulado. Àqueles que esperavam a água absorver toda a sabedoria local e formar uma solidez digna de publicação seria permitida a estadia.
Havia um banco de madeira esquecido diante de tanta brancura. Era fácil esquecê-lo por empalidecer em comparação com a presença iluminada do branco, ou mesmo perdê-lo em meio a tanta desolação abarcada pela neve. Entretanto, o banco foi utilizado por muitos corpos, docemente por uns, agressivamente por outros. Todas as corporificações que coabitaram o banco haviam completado uma frase desajeitada de alguma forma, com suas pernas protegidas do frio pelas calças de lã, com seus problemas de coluna e com seus respingos de café sempre ensurdecedoramente quentes.
A paisagem nunca seria a mesma. Os feixes da madeira amargavam uma existência fria e solitária na maior parte do tempo, exceto nos raros momentos em que folhas outonais se deixavam deitar em suas farpas pouco apreciadas pelos traseiros que lá descansavam por parcos minutos ou longas horas que se arrastavam pelo horizonte como dois raios de sol na meia luz do despertar da manhã.
A neve derreteria em um dia longo de verão, fazendo a área em volta do banco parecer um lago, e o banco se assemelhar a uma estrutura popular e atrativa. Um dia de verão.
*Escrito por Fernanda Marques Granato.
* Texto protegido pela lei de direitos autorais. Está expressamente proibida a reprodução deste sem a devida autorização da autora por escrito acompanhada da citação nominal da fonte.
**As opiniões expressas nesse post são de total responsabilidade do seu autor.**
Reestreamos a seção Horóscopo, agora baseada em séries e filmes e pra começar escolhemos uma série que fez parte da infância de muitos de nós e que completo 20 anos esse ano: Castelo Rá-Tim-Bum!
E o que aconteceu fora do Castelo, ops, do Caderno?
Outra boa notícia foi que 16 dos ex-moradores da Cracolândia, que fazem parte do programa Braços Abertos da prefeitura de São Paulo, receberam suas carteiras de trabalho das mãos do prefeito Fernando Haddad e agora estão trabalhando formalmente.
Mas como nem tudo são flores, saíram uns números sobre a atuação da PM paulista esse ano e os caras já mataram mais do que no ano passado inteiro e também morreram mais. Seria um indicativo de que o Governo do Estado está, além de exigindo que os policiais sejam mais violentos, expondo-os a maiores riscos?
Esqueci de alguma notícia? Um monte, né? Querem me ajudar?
Então se virem alguma coisa interessante essa semana, pode ser um vídeo, uma imagem, uma notícia ou uma daquelas pesquisas que no fundo dizem o que todo mundo já sabia, mandem pra mim pelo twitter @CadernoemBranco ou pelo e-mail blogcadernoembranco@gmail.com.
Vou ficar esperando, hein? *piscadinha sexy*
"Sai pra lá bicho feio! ¬¬" Depois me perguntam porque gosto tanto de gatos. xD
**As opiniões expressas nesse post são de total responsabilidade do seu autor.**
Reativando a seção Horóscopo do Caderno com uma ideia bem legal que rolou numa conversa com a Lari Jordan (nova colaboradora e colega de "firma"). A ideia é trabalhar os arquétipos de cada signo em cima de personagens de filmes e séries. Quem também nos ajudará nessa empreitada é o querido Dalleck (que acumula uma dezena de blogs em seu currículo).
Lembrando que nenhum de nós é astrólogo profissional, somos apenas "zodiacuriosos", por isso todas as definições aqui apresentadas são baseadas um pouco nos arquétipos e bastante nos estereótipos de cada signo. Ainda assim esperamos que gostem. :)
E para começar a reestreia da seção escolhemos *suspense*:
Castelo Rá-Tim-Bum
Aviso: Alguns signos solares se repetem mas procuramos acrescentar outros elementos que justifiquem traços peculiares da personalidade de cada um, como Ascendente, Lua, Mercúrio, Marte, etc.
Áries
Típico Ariano (do signo de áries, não confundir com outro tipo de ariano), o Mau é esquentado, nervosinho e gosta de pagar de mauzão. Mas, aí... *risos* aí que o nosso Mau tem Júpiter em Peixes o que enfraquece seu Sol malvadão e o faz sempre terminar ajudando o próximo ao invés de prejudicar. Em compensação, Mau tem Marte em Escorpião e, por isso, ao ser desmascarado por seu amigo Escorpiano com Mercúrio em Touro (logo mais explico essa descrição do Godofredo) ele precisa se vingar dessa terrível traição e dar a sua temida
gargalhada
fatal
Muahuahuahuahua!
Touro
Dr. Victor é o paizão. Tá que ele é tio do Nino, eu sei gente, mas ele tem esse ar de paizão protetor e amigo, totalmente relacionado a Touro. Um Touro é difícil de ser irritado mas quando se irrita... RAIOS E TROVÕES!!! Além disso a Lua em Câncer reforça o fator Família e o Ascendente em Sagitário dá a ele esse ar divertido. Também tem Saturno em Aquário, o que explica seu interesse profissional por invenções e inovações.
Outros personagens taurinos: Biba. Esperta, feminina e decidida♪ E lembram do episódio da menina azul que a Biba fica com ciúmes? Então, ciúmes taurinos.
Gêmeos
Gêmeos é o signo da comunicação, mas também representa a eterna criança sempre com espírito juvenil. Nino, o menino de 300 anos de idade é Geminiano. Possui um lado inventivo o que indica que ele pode vir a seguir a profissão de seu tio com seu interesse por inovação indicando Saturno em Aquário. Outro traço da personalidade de Nino, explicitado no primeiro capítulo da série, é sua ânsia por companhia. O menino se sente sozinho, obviamente porque um geminiano precisa de alguém pra conversar, mas não só isso ele se sente triste por estar sozinho e quem não lida bem com a solidão é Libra. Então Nino tem Sol em Gêmeos, Saturno em Aquário e Lua em Libra.
Outros personagens gemininanos: Zequinha. Curioso, falante, animado, além de ser o mais próximo do Nino. Um geminiano sempre se dá bem com outro.
Câncer
De quantos cancerianos você precisa pra trocar uma lâmpada a gente não sabe, mas conhecemos duas que são irmãs e vivem no lustre do Castelo. Cancerianos gostam do lar, da família e de se divertir. São muito amorosos e animados mas também estão sujeitos a mudanças bruscas de humor. Não lidam bem com conflitos e opiniões divergentes o que explica porque Lana e Lara, as fadinhas irmãs do lustre, se desentendem com certa frequência mas o lado amoroso do caranguejo sempre as leva a reconciliação.
Outros personagens cancerianos: Adelaide, a gralha sempre companheira da bruxa Morgana. Porém a avezinha tem Mercúrio em Gêmeos, por isso sempre tão falante e curiosa.
Leão
Celeste é uma cobra ególatra que quer ser o centro das atenções. E de fato é! Noooossaaaa!!! Ela vive na árvore que fica no centro do Castelo e é muito vaidosa além de gostar de dar seu palpite em tudo e detestar ser ignorada. Sua fala mansa e sedutora não deixam dúvidas de que é uma típica Leonina.
Virgem
Quem sempre chega pra por ordem na bagunça quando as crianças precisam? Penélope! Que além do senso prático tem essa mania de usar sempre a roupa rosa combinando com bolsa, sapato, cabelo... Saturno em Gêmeos dita a sua profissão de comunicadora e seu senso estético, motivo que a levou a conhecer o Castelo, vem provavelmente do Ascendente Libra.
Outros personagens virginianos: O Relógio sempre lembrando que tem hora certa pra tudo, o Gato da biblioteca que sabe de cor onde se encontra cada livro, o Ratinho obcecado por limpeza e pela arrumação da sua pequena toca.
Libra
A bruxa Morgana, de quase 6 mil anos como faz questão de reforçar sua melhor amiga Adelaide (gralha Canceriana com Mercúrio em Gêmeos), sempre tem uma história pra contar com uma lição de moral ao fundo. Se preocupa muito com a educação de seu sobrinho neto Nino e mantém tudo em ordem e equilíbrio no Castelo. Se sente triste quando é incompreendida e rejeitada pelas outras pessoas mas busca sempre um lado bom em tudo. Seu Ascendente em Escorpião explica a admiração das pessoas diante de sua figura e seu interesse pelas artes da magia.
Escorpião
Escorpião é conhecido como o signo que vê o que os outros tentam esconder. E quem aturaria o mala do Mau? Ora, alguém que sabe que ele, no fundo, no fundo, beeeem lá no fundo, tem bom coração e está ansioso para ajudar os outros. O lado fofinho e aparentemente medroso de Godofredo vem do seu Ascendente que é Câncer enquanto sua fala preguiçosa e essa mania de soltar os segredos alheios "sem querer" se deve a posição de Mercúrio na casa do signo de Touro.
Outros personagens escorpianos: O Porteiro. Guarda a entrada para o Castelo, sempre com um enigma a ser respondido. Além disso, alguém sabe da vida do Porteiro? O que ele faz quando não está guardando a porta? Misterioso e reservado, como bom escorpiano.
Sagitário
Bongô é animado, divertido, usa roupas coloridas, gosta de música, dança e PIZZA! Sempre que chega é pra levantar a galera e muitas vezes propõe ideias divertidas pra tirar o pessoal do tédio. Mais sagitariano que isso só se tiver stellium em Sagitário. "E sai da frente, que atrás vem gente!"
Capricórnio
Obcecado pelos negócios (e principalmente pela ideia de construir um prédio de 100 andares) Pompeu Pompílio Pomposo é um típico Capricorniano, mais preocupado com o dinheiro do que com a estética ou valores sentimentais. Sempre tenta conseguir seu objetivo meio na malandragem, ok isso já não é de capricórnio nem de nenhum dos outros terrosos que costumam ser certinhos, isso é culpa de seu Marte em Gêmeos, o signo das muitas faces.
Outros personagens capricornianos: Pedro, quieto e observador. Está sempre atento e quase sempre tem uma observação interessante.
Aquário
Aquário é o diferente, o revolucionário, o preocupado com as questões sociais e ambientais. Caipora é o personagem que representa esse signo. Tem sempre uma história sobre a mata com uma moral de preservação do meio ambiente no final. E esse visual espalhafatoso? Ascendente em Leão.
Outros personagens aquarianos: Zula, a menina azul que caiu de uma nuvem. Muito sensível a rejeição social Zula provavelmente tem Mercúrio em Libra.
Peixes
Totalmente fora desse planeta, assim parece ser a maioria dos piscianos e Etevaldo não é diferente (além de ser literalmente de outro planeta). Perdidão, avoado, ninguém representaria melhor o arquétipo do signo mais sonhador do zodíaco.
E aí? O que acharam?
Deixem um comentário. ;)
**As opiniões expressas nesse post são de total responsabilidade do seu autor.**
Apesar da obviedade das observações dos
especialistas, o sol aqui era quadrangular tal como uma amarelinha. Pelo menos foi isso
que todas as janelas me segredaram, e eu nunca questionei os seus olhares.
Afinal, olhares são certezas impassíveis de questionamento.
Na rua apenas parcialmente visível,
erapossível vislumbrar um carro
comercial azul petróleo estacionado na calçada. Somente metade do funcionário que
dirigia o furgão era visível, e não era a melhor parte.
Uma mulher corria atordoada em direção a
um prédio sem fundo vestindo um revelador vestido branco por cima de uma
desnecessária calça de moletom dobrada até os joelhos. Realmente era curiosa a
cena que se desvelava ali, pois uma ponta do vestido da jovem havia ficado
presa na boca raivosa de um cachorro que examinava atenciosamente o interior do
furgão e, mesmo assim, a mulher continuava determinada a entrar no edifício,
vestida ou despida, machucada ou livre dos caninos afiados do cachorro.
Uma árvore era permanentemente
entrecortada pela luz do sol, criando intermediários irremediáveis, eternos
companheiros de estadia naquela rua que tudo acatava: a sombra e a luz.
Uma cabine telefônica tinha sido colocada
de frente para uma parede, que bloqueava a porta com seus tijolos,
impossibilitando a entrada. O telefone público tocava insistentemente, sem obter
resposta para seu incessante chamado. Apesar da segunda cabine telefônica estar
acessível, o telefone estava em manutenção. Surpreendentemente, havia uma
pessoa saindo da cabine demonstrando felicidade, talvez por não ter conseguido fazer
uma ligação indesejada.
Dois minutos depois, uma sacola preta se
materializou na mão esquerda do ex-ocupante da cabine. Após devida observação,
a cabine encostada na parede se provou ser o reflexo do mundo visível. Do mundo
inteligível. Já o mundo sensível, ah, esse mundo estará sempre entre o
guarda-chuva que impedia a porta do prédio de colapsar no meio fio e o furgão
guiado por mentes habitantes do futuro próximo.
Eram simplesmente fatos do
mundo ordinário interpretados por um olhar que via cores vivas no preto e branco,
vida no incêndio e morte na bolha de sabão. Olhar do sol da meia noite sempre
viva.
*Escrito por Fernanda Marques Granato.
*Texto protegido pela lei de direitos autorais. É
expressamente proibida a reprodução deste sem a devida autorização da autora
por escrito acompanhada da citação nominal da fonte.
**As opiniões expressas nesse post são de total responsabilidade do seu autor.**