sábado, 30 de março de 2013

Mitos e Lendas - Mito da Deusa Ísis

Hellow everybody! 

Tudo bem com as suas humildes pessoas? 

Engordando bastante neste feriado chocolatoso? 

*Eu não, pois estabeleci metas de vida, e redução de chocolate foi uma delas. (Que esta funcionando muito bem.)*

Aqui estou eu, tentando cumprir o compromisso de voltar a fazer um "Mitos e Lendas" semanal. Resolvi inovar um pouquinho, porque acho que já estava na hora. (Quem me conhece sabe que não consigo fazer a mesma coisa do mesmo jeito sempre por muito tempo.)
A novidade é que coloquei uma musiquinha, a qual acredito que combine com a história. 
Se você quiser assistir o clipe, fique a vontade, mas a minha recomendação é deixar a música rolar enquanto você realiza a leitura.

Sem mais delongas, vamos ao que interessa!





Mito da Deusa Ísis





Deusa suprema do panteão egipcio, é a Grande Mãe, criadora da vida; fazia parte da tríplice sagrada dos deuses egípcios, junto da Deus Osíris (Deus do Além e da vegetação) e Deus Hórus (filho de Ísis e Osíris; Deus dos Céus). 
Suas sacerdotisas eram capazes de controlar o clima conforme arrumavam o cabelo (prendiam ou soltavam) e seus sacerdotes trabalhavam muito bem com metalurgia. 

Assim como em outras culturas, o culto à Deusa-Mãe representava as forças da natureza; também era detentora de todos os poderes mágicos dentro das iniciações das Pirâmides ("Véu de Ísis").

Governava o Egito enquanto Osíris espalhava suas idéias de civilização pelo mundo. Quando retornou a Menphis, seu irmão Seth (Deus egípcio da violência e traição; casado com a Néftis - irmã gêmea de Ísis - mas, na verdade, queria casar-se com ísis, pois esta detinha o poder em última instância (o trono) ) convocou 72 auxiliares e o convidou para um banquete. Durante o jantar, Seth mostrou um lindo baú e desafiou a todos, dizendo que, quem coubesse dentro deste, seria seu dono. Osíris coube perfeitamente (pois Seth o construiu para que apenas Osíris conseguisse entrar), então Seth e seus seguidores o fecharam com chumbo derretido e jogaram-no no Nilo. 

Ísis não estava no jantar, mas ao saber do ocorrido, entrou em desespero. Em sinal de luto, cortou seus cabelos, rasgou suas roupas; seus súditos acharam que havia enlouquecido devido ao excesso de choro e gritos. Mesmo assim, Ísis partiu em busca de seu amado. 
Esta jornada a transformou, da mesma maneira que, todas as pessoas, ao perderem um ente querido, precisam navegar por águas turvas e turbulentas até encontrar uma forma de preencher o vazio deixado por aquele ser que partiu. (http://cantinhodosdeuses.blogspot.com.br/2012/05/caminho-entre-as-deusas-isis.html)

O derramamento de lágrimas de Ísis durante a noite ("Noite das Lamentações") é o que dá início às cheias do Nilo.  

Depois de muita procura, Ísis encontrou o baú com seu amado; estava em um pilar de um palácio na cidade de Biblos (Quando o baú chegou às Fenícias, foi deixado em uma moita, que cresceu tão rápido após sua chegada, que o rei de Biblos quis a planta para sí. O pedaço cortado (com o baú) e fez parte de um pilar que sustentava o palácio). Só descobriu esta informação através da inspiração divina de Rumor, e seguiu seu caminho até lá. 

Quando chegou em Bilos, sentou-se junto a uma nascente, se pôs a chorar, não conversou com ninguém até o aparecimento das servas da rainha local, Astarte. Ísis trançou os cabelos das servas reais, deu fragrâncias tiradas do próprio corpo, mesmo assim ninguém a reconheceu. Quando a rainha chegou ao recinto, não conseguiu parar de observar Ísis. Chamou à desconhecida e designou-a para cuidar de seu filho mais novo, que aceitou prontamente a tarefa. 

Ísis amamentava a criança oferecendo seu dedo em vez do seio, e toda noite queimava as partes mortais do corpo do bebê, dando-lhe a imortalidade. No intervalo de tempo em que o bebê estava sendo queimado,Ísis se transformava em andorinha, contornava e se lamentava ao redor do pilar. 

Um dia, Astarte entrou no quarto e viu seu bebê coberto em chamas. Entrou em desespero e tirou o bebê das chamas, privando-o da imortalidade. Foi então que Ísis se revelou e pediu o pilar. Ao reconhecer a Deusa, Astarte atendeu ao pedido. 

Ao retirar o pilar e o baú, Ísis deu um grito tão horrível que o bebê mais novo dos reis morreu na mesma hora. O mais velho pediu para partir com a Deusa. Ambos colocaram o ataúde em um barco e deixaram o país. 

Ao conseguir privacidade, Ísis abriu o ataúde, encostou o seu rosto quente no rosto frio de Osíris, e chorou docemente. A criança aproximou-se para ver o que havia dentro da arca e olhava para a Deusa sendo inocente expectadora daquela dor; ao perceber a intromissão, a Deusa olhou para a criança com tal fúria, que esta não resistiu ao olhar e morreu no mesmo instante, caindo no mar. Logo a Deusa se arrependeu e ordenou que ele seria honrado. 
Ísis então voltou a seu amado e beijou-o nos lábios. Ao perceber que respondia aos poucos ao sopro de vida que lhe dera pelos beijos, decidiu esconder seu corpo e buscar ajuda de Néftis e Anúbis (Deus da vida após a morte) para terminar de realizar os ritos de ressurreição. Foi neste momento que Hórus foi gerado.  

Enquanto foi pedir ajuda para Anúbis e Néftis, Seth encontrou o corpo de Osíris, o dividiu em 14 partes e as espalhou pelo Egito via Nilo. 
Ao descobrir, Ísis, juntamente de Anúbis e Néftis, saíram em busca das partes. A cada parte encontrada, Ísis construía um túmulo, realizava um funeral (por isso existem muitos túmulos de Osíris no Egito), e mandava construir estátuas de honra; assim, ficaria difícil de Seth descobrir onde esta o verdadeiro corpo de Osíris. 

Encontraram quase todas as partes, exceto o falo, que foi engolido por um peixe. Como precisava de todas as partes do corpo para que Osíris voltasse à vida, Ísis fez uma réplica de ouro do membro, e, com ajuda de Anúbis e Néftis, criam a primeira múmia do Egito. 

Ao terminar o ritual, Ísis deu a Osíris o direito de escolher se voltaria à vida ou não. Ele aceita, passando um tempo com ela até que Hórus é concebido. Depois, ele volta para o mundo dos mortos, onde se torna seu senhor supremo, guiando e protegendo as almas que fazem as mesmas travessias que ele fez. Anúbis se tornou seu braço direito; Ísis precisa ficar na terra para proteger seu povo, para impedir que Seth não suba ao trono e mate seu filho. Ísis governará até que seu filho esteja pronto para ocupar o trono do pai e vingar a morte deste. 

Bibliografia:

http://cantinhodosdeuses.blogspot.com.br/2012/05/caminho-entre-as-deusas-isis.html
http://www.jornalobruxo.org/2012/05/caminhando-entre-as-deusas-isis-parte-2.html
http://www.jornalobruxo.org/2012/05/caminhando-entre-as-deusas-isis-parte-3.html
http://www.sedentario.org/colunas/teoria-da-conspiracao/venus-afrodite-all-you-need-is-love-4926


História grandinha de hoje, não?

Espero que tenham gostado!

Gostaria muito que vocês comentassem, ou mandasse um twitt no @licrisantos, pois queria saber do feedback das mudanças.

Que a força esteja com vocês! 


**As opiniões expressas nesse post são de total responsabilidade do seu autor.**

3 comentários:

  1. Fazia eras que não escutava Era. (ok, essa foi ruim.)
    Gostei bastante Li. Usei a "Sagrada Família" egípcia como inspiração pra construir uma fanfiction (que está no meu blog pessoal se alguém tiver saco de ler.
    Continue querida, é você a deusa que dá vida a esse blog. <3

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito Ligia... Adoro ler sobre os mitos...
    O único problema é que NUNCA lembro os nomes!
    Hahhuahuhua

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante Li! Gostei bastante da história! Continue escrevendo!

    ResponderExcluir