terça-feira, 23 de setembro de 2014

Horóscopo: Breaking Bad

*** AVISO: ESSE POST CONTÉM GRANDES, FEIOS E TERRÍVEIS SPOILERS!!! ***
Estejam avisados e se não viram a série não me encham o saco depois.
Se viram a série divirtam-se!

Breaking Bad é uma série de televisão estadunidense e suas 5 temporadas foram exibidas entre janeiro de 2008 e setembro de 2013. (Sim, faz um ano que acabou então eu nem tinha obrigação de colocar aviso de spoiler, mas tô tentando ser legal. Meu psiquiatra falou que ia me fazer bem.) Escolhemos essa série porque foi uma das que eu e Larissa Jordan assistimos em comum e fica mais fácil fazer o profile dos personagens assim.

Então, sem mais enrolação:


Áries

Todd Alquist - O menino é carismático mas é cabeça oca e tem umas ideiazinhas meio erradas... ok, bastante erradas. Toma decisões impulsivamente e põe em risco o negócio de metanfetamina do Heisenberg. Mas tem senso de oportunidade e segura a chance de ganhar alguns milhões cozinhando a droga azul do sr. White. Se apaixona pela mocinha nervosa, Lydia, que não dá a mínima pra ele desde que ele consiga fazer uma meta tão pura quanto a da dupla Jesse-Walter.
A Lari chamou ele de duas caras mas em nenhum momento na série vejo ele mentindo ou tentando esconder quem ele realmente é, o jeito sonso é natural da sua personalidade e não uma tentativa de cativar os outros o que sugere um toque mercuriano, provavelmente de Gêmeos.

Sol em Áries, Vênus em Peixes, Ascendente em Gêmeos.


Touro

Hank Schrader - Casado com a irmã da esposa de Walter White, Hank é um policial dedicado que gosta de reuniões em família, cerveja, churrasco... Mas quando tem algo na cabeça é difícil tirar, por isso, quando fica obcecado em descobrir quem é Heisenberg e como prender o cara, se torna ranzinza, mal humorado e recluso. Seus pontos de vista conservadores ficam claros na série mas também uma certa dose de hipocrisia, o que indica algum aspecto Capricorniano. Além disso é um investigador metódico e incansável.

Sol em Touro, Júpiter em Capricórnio, Marte em Virgem.



Gêmeos

Walter White - O grande anti-herói da série. Sua atração pela ciência, a comunicação persuasiva, objetiva e racionalista mesmo quando inventa uma mentira, os "jeitinhos" que arruma para resolver os problemas e principalmente as duas caras (Walter/Heisenberg) são todos indicativos geminianos. A meticulosidade e engenhosidade com que planeja suas ações, mesmo as mais arriscadas, denotam aspectos virginianos. Isso faz dele duplamente filho de Mercúrio (Gêmeos e Virgem são regidos pro Mercúrio) o que só amplifica essas capacidades. O lado mais obscuro porém não vem dos aspectos mercurianos da sua personalidade e sim de Capricórnio com seu planeta regente (Saturno) em casa. Isso o torna ambicioso e sedento pelo poder disposto a usar de meios ilícitos para alcançar seus objetivos, temeroso em relação ao fracasso, insubmisso e alheio a regras e figuras de autoridade além de passar a imagem de insensibilidade e frieza. Sua exigência constante por reconhecimento, os ciúmes de suas criações e a preocupação marcante consigo mesmo são aspectos leoninos.

Sol em Gêmeos, Mercúrio em Virgem, Saturno em Capricórnio, Marte em Leão em aspecto negativo.


Câncer

Marie Schrader - Feminina, apegada a família principalmente a irmã, chega a ser irritante como ela se esforça pra arrancar do Hank, ou de quem quer que seja, como ele está se sentindo e porque não se comunica com ela. Quando não consegue alcançá-lo se frustra e parte pra um comportamento contraventor, no caso, a cleptomania. É muito emotiva e em algumas ocasiões quase histérica. A vaidade e o apego ao conforto e bens materiais são características taurinas.

Sol em Câncer muitas vezes com aspectos negativos, Ascendente em Touro.



Leão

Hector Salamanca - O velhinho tá na merda mas é orgulhoso até os ossos. Mesmo incapacitado mantém uma postura altiva e arrogante diante dos outros e ai! de quem pensar que ele é um inútil só por estar numa cadeira de rodas e não poder falar. Orgulho e arrogância (ou altivez) são notadamente características leoninas. Dá muito valor a família ensinando seus sobrinhos da maneira mais dura que "família é tudo" e que perde-la será motivo de arrependimento e dor, isso mostra um aspecto canceriano da sua personalidade. Mesmo mais jovem, como é mostrado em alguns episódios da série, usa de humor negro e sarcasmo, ora por arrogância, ora por ser sua única arma de vingança. Sendo o humor uma das características de Sagitário.

Sol em Leão, Lua em Câncer, Ascendente em Sagitário.


Virgem



Skyler White - É a esposa chata preocupada de Walter. Organizada e disciplinada, não por acaso é formada em contabilidade. É dedicada tanto em casa como no trabalho buscando sempre ser útil. O aspecto investigativo de virgem leva Skyler a ser a primeira a descobrir as mentiras de Walter mas a resignação e a necessidade de consertar as coisas, também características virginianas, a mantém no relacionamento mesmo sentindo-se extremamente infeliz. É boa em fingir (ou atuar) e dá mostras dessa sua habilidade em vários momentos, por exemplo, quando ajuda Ted Beneke a escapar do fiscal da Receita. Virginianos também são bastante rígidos e têm dificuldade em perdoar, vide como ela tratou Marie depois que essa presenteou sua bebê com uma joia roubada e como, embora o ajude, não volta a confiar em Walter.

Stellium em Virgem.


Libra


Lydia Rodarte-Quayle - Muito preocupada com as aparências em geral mas principalmente com sua própria imagem. É também apegada a rotina e precisa de estabilidade, por isso Lydia tenta se manter low profile e surta quando o império de drogas de Gus Fring caí e surge o risco de ela ser envolvida no caso. Poderia ter saído de cena aí sob a garantia de Mike de que seus homens não a entregariam mas um pouco de chantagem e a possibilidade de continuar lucrando alto com a metanfetamina a mantém no negócio. No meio do caminho desperta, sem ao menos dar-se conta, uma paixonite em Todd Alquist.

Sol em Libra, Lua em Touro e Ascendente em Escorpião.


Escorpião


Gustavo 'Gus' Fring - O que a gente sabe sobre esse homem? Não, sério, de verdade. O que a gente sabe sobre a vida pessoal desse homem dentro da série? Exato! Escorpião é misterioso, discreto, leal e vingativo. E a única coisa que a a série mostra sobre a vida pessoal do Gus é que ele tinha um grande amigo que foi morto pelos caras do cartel mexicano e que, anos depois, ele foi lá e se vingou sem dó. Não era só pelo domínio do mercado de metanfetamina. Era vingança e das boas. Fora isso o que ele revela de si é uma face fria, calculista e disciplinada.

Sol em Escorpião. Pode ter aspectos virginianos e/ou capricornianos também.


Sagitário


Saul Goodman - Não se engane pela tentativa de parecer sério na foto (ao lado), Sagitário é quase sempre engraçado, bom de lábia, comunicativo e cara de pau, além de ter um certo talento para o show biz. Só isso já explicaria bem a personalidade de James McGill, que adotou o nome Saul Goodman para parecer 'mais judeu', e é tão carismático que ganhou até uma série própria. Mas sagitário também tem a tendência de ser 'sem noção' e 'porra louca' e Saul demonstra sensatez e diplomacia em muitos momentos, principalmente naqueles em que seu próprio pescoço está em risco, isso demonstra um aspecto forte em Libra, signo do equilíbrio.

Sol em Sagitário, Júpiter em Gêmeos, Marte em Libra.


Capricórnio


Mike Ehrmantraut - Mike já foi policial, e dos bons, mas se decepcionou com algumas escolhas que fez por lealdade a profissão e a abandonou. Passou então a trabalhar para Gus Fring cuidando da segurança deste e de seus negócios. É bastante dedicado ao trabalho que busca fazer de maneira impecável, recebendo muito bem para isso obviamente. Mantém uma aura de mistério e frieza em torno de si mas não é difícil descobrir coisas a respeito dele, por exemplo, a confiança que tem nos homens que trabalham com ele e o forte vínculo com sua neta. Demonstra uma boa dose de emotividade embora mantenha a carapaça de aparente impenetrabilidade.

Sol em Capricórnio, Ascendente em Escorpião, Lua em Câncer.


Aquário


Walter White Jr. - Jovem, 'antenado' e afetuoso com a família, Júnior cria um website para, através de crowdfunding, conseguir dinheiro para o tratamento do pai assim que fica sabendo do diagnóstico de câncer no pulmão. Um pouco mais tarde, quando os pais se separam, ele se revolta com a mãe e a ausência de explicações e busca se dissociar do pai pedindo para ser chamado apenas de 'Flynn'. Quando tudo é esclarecido e o envolvimento de Walter Pai com o esquema de drogas vem a tona a revolta do garoto se volta toda para o pai sendo a mãe, a irmã e ele as vítimas da maquiavélica mente do homem de quem se recusa a aceitar qualquer ajuda financeira.

Sol em Aquário, Lua em Peixes.


Peixes


Jesse Pinkman - O favorito da Lari, que me pediu pra por a descrição enorme que ela fez inteira aqui, mas eu vou pular a parte sobre a missão de peixes de reunir a tristeza do mundo ser a mais difícil de todas e mimimi e ir direto ao assunto.
O personagem é solitário, tristonho e evidentemente sensível. Como dito peixes reúne/traz toda a tristeza do mundo para si. Para aguentar tal carga ocorrem “duas” consequências associadas ao signo: excesso de imaginação (viajar na maionese, escapismo, sonhar acordado etc...), uso de substancias ilícitas/psicoativas, e por fim (não em todos os casos) se sentem tão perdidos nesse “mundo cruel” associado ao sentimento de inadequação que acabam se envolvendo em atividades ilícitas. 
Jovem, não fica claro se terminou o colegial, sem emprego na “terra de oportunidades”, reparem que ao longo da serie Jesse, que não é ambicioso, quer somente o suficiente para sobreviver com um certo conforto (a.k.a. fazer as festinhas dele). Dentre muitos esse é um dos conflitos dele com Walter pois não pensa nisso como uma carreira ficando evidente, mais adiante, o desejo de um novo rumo e a dificuldade e recusa de lidar/aceitar os aspectos sórdidos da coisa já que piscianos possuem dificuldade extrema de lidar com as “coisas ruins” do mundo.

Apresenta outras características marcantes associadas aos signos de água, a saber:

A preocupação e o cuidado com crianças e pessoas idosas. Num determinado episodio é revelado que Jesse cuidou de sua tia idosa, com quem morou, até os momentos finais dela herdando a casa onde ele vive no início da série. Também o cuidado que teve com a criança no episódio em que vai acertar as contas com o casal de viciados e a preocupação que teve quando o filho da namorada foi internado, a indignação com relação ao uso de crianças pelos traficantes (chegando ao ponto de matá-los) e por fim a tentativa de construir uma relação bacana com o irmão a ponto de assumir uma culpa que não era sua e ser de novo expulso da casa dos pais. Resignação e sacrifício pelos outros ou uma causa também é característica de peixes, o que pode explicar o fato de se ferrar muito na série e perdoar. Mas não pensem que piscianos são trouxas, ok? Vou falar sobre isso daqui a pouco.

São profundos nos relacionamentos, entregando-se totalmente, os dois relacionamentos que Jesse teve na serie foram assim. Peixes nada pra cima ou pra baixo: Quando algo ruim acontece se isolam no seu mundo, curtem a tristeza ao extremo e isso pode explicar também o uso de drogas, até conseguirem nadar pra cima de volta. Na morte da primeira namorada ele fica extremamente mal e volta a usar drogas além de ouvir mil vezes a voz da namorada morta na secretaria eletrônica.

A vingança. A meu ver um dos melhores momentos do personagem. Lembra lá em cima quando falei dos pais expulsarem o Jesse de casa injustamente? Então, além disso os pais (mais tarde) também o expulsam da casa da tia onde morava (a que ele cuidou até a morte). Ele descobre que os pais estão vendendo a casa e com a ajuda de Saul Goodman consegue comprá-la pela metade do preço sem eles saberem que é ele o comprador, depois ele se revela e nunca mais fala com eles. Ou seja quem pensa que peixes é trouxa se engana, ele se vinga e não se esquece daqueles que o feriram. Diferente de virgem, peixes não guarda rancor mas não esquece, erroneamente eles são tidos como esquecidos por funcionarem no esquema “trigger – warning”, quando vem o “disparo” se você não fez as pazes com ele, saia correndo porque a vingança virá. E diferente de escorpião, peixes não planeja a vingança, mas se aproveita do momento de queda, e convenhamos; todo mundo cai em algum momento *risada maligna*.

Final: novo rumo na vida. Sendo o ultimo signo do zodíaco, renasce. É o que o último episodio dá a entender.

Sol em Peixes e muita água (Câncer, Escorpião e Peixes) no mapa, provavelmente.
___________________________

E aí, gostaram?
Concordam?
Discordam?
Não tão nem aí?
Deixem um comentário e compartilhem o post. A gente vai ficar muito feliz. :D

**As opiniões expressas nesse post são de total responsabilidade do seu autor.**

8 comentários:

  1. Ai que maravilha saber que o Walter White/Heinsenberg é de Gêmeos (meu signo) e o Jesse Pinkman é de Peixes (meu ascendente) por isso eu os amo e admiro tanto! hahaha

    ResponderExcluir
  2. já acho que walter white é taurino com ascendente em escorpiao e lua em sagitario

    ResponderExcluir
  3. concordo muitooo! mas acho que o Saul Goodman tambem poderia ser geminiano ou ter aspectos fortes em gemeos!

    ResponderExcluir
  4. Jamais Walter white seria geminiano.
    Ele é focado, frio, calculista, introspectivo, reservado, discreto. Absolutamente não tem nada de gêmeos nele.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Muito boas análises e explicações, curti todos signos, ascendentes e demais aspectos dos mapas e concordo com todos. Texto perfeito.

    ResponderExcluir