sábado, 20 de agosto de 2011

Alvíssimo recolher

O esverdeado resvalava no escuro, todo proprietário do saber comprovado. A luz se intrometia na costura refeita e acusava a linha solta que caracterizava a máscara. Tal máscara não sabia caminhar sozinha, mas sabia que devia se impor se fosse abarcar o mar revolto que dançava nas janelas sempre embaçadas.
O olhar desvairado tentava harmonizar com a corrente marítima ao se colocar prostrado em uma torre de espumas alvíssimas, porém a espuma já fora compartilhada. Não sobrara dado algum para ser dividido com outra fluidez. A praia fora esvaziada, e não havia inconsistência que fosse capaz de reproduzir tal ventania.
O ar expulsou a areia, que teve que se recolher em remotas paragens para se resguardar da pressão atmosférica. As pedras acolheram aqueles grãos arredondados que circulavam no vácuo, sem botoeira que lhes aninhasse. O vapor d’água sempre protegeu a máscara do contato de alto risco com o gelo.
A temperatura raramente passava dos 115o C, de forma que todos os tons de branco me visitavam com certa frequência. A colméia protegida nunca foi minha. Há anos a confiei a um andarilho francês. Recebi quatro palavras escritas por ele esses dias: “La abeille est morte”. O trio nunca foi abertamente implícito. Verão chuvoso.

**As opiniões expressas nesse post são de total responsabilidade do seu autor.**

2 comentários:

  1. Nossa. Haha. Como toda boa prosa poética, esse texto me obriga a prestar atenção - me obriga me desconectar do meu próprio paradigma para aceitar um outro, tão ou ainda mais complexo. E isso é ÓTEMO. Continue desenvolvendo sua técnica.

    ResponderExcluir
  2. Um ótimo texto. Difícil encontrar alguém com tanta fluidez na língua portuguesa no século XXI. As descrições trouxeram sensações sinestésicas, além de vívidas imagens. Parabéns!

    ResponderExcluir