sábado, 21 de agosto de 2010

Mito de Teseu/Labirinto do Minotauro/Fio de Ariadne

Bom(a) *dia/tarde/noite

Prontos para mais uma histórinha da semana?

Mas antes, um recadinho do coração: O post de hoje é especialmente dedicado a colunista do blog e minha sócia Thaís ^^! Espero que goste, honey.

Teseu e o Minotauro

Origem do Minotauro

Poseidon, Deus marinho, enviou um touro branco á Minos, rei de Creta na época, que deveria ser usado em um sacrifício em sua honra. Porém, Minos ficou encantado com o touro e resolveu esconde-lo. Para se vingar, Poseidon enfeitiçou a rainha Pasífae, fazendo-a se apaixonar loucamente pelo touro. Dédalo ajuda a rainha a se disfarçar de vaca para corjetar o touro. Desta união surgiu o Minotauro, um humano com rosto de touro. Após nascer, o Minotauro foi levado ao labirinto, construido pelo arquiteto Dédalo.Anos mais tarde, Minos declarou guerra a Atenas, com o intuito de vingar seu irmão Androgeu. Venceu e como penitência, ordenou que a cada 9 anos, 14 jovens (7 rapazes e 7 virgens) fossem enviados ao labirinto para serem devorados pelo Minotauro.

Teseu

Nasceu em Trezena, Argólida. Filho de Egeu, rei de Atenas, com Etra, filha do sábio Piteu, rei de Trezena. Antes de voltar ao seu reino, Egeu escondeu sua espada sob uma rocha muito pesada, e disse ao filho para apanhá-la apenas quando estivesse forte o suficiente. Aos 16 anos, Teseu pegou a espada, rumou a Atenas, com o intuito de livrar a cidade de vez da maldição do sacrifícios dos 14 jovens. Assim, Teseu se voluntariou para ser um destes jovens na 3ª vez que o sacrifício seria feito. Antes de entrar no labirinto, Teseu recebeu de Ariadne, filha do rei Minus e apaixonada por Teseu, um fio de lã para marcar o caminho e voltar mais fácilmente. Ela fica do lado de fora segurando o novelo, então, Teseu entra, consegue matar o monstro e salvar seus companheiros. No caminho de volta, dizem que foi a mando de Atena, Teseu abandona Ariadne em uma ilha. O navio de Teseu volta com a bandeira de luto, por engano e não percebimento de Teseu. Egeu ao avistá-lo, acha que o filho esta morto e se joga no mar. Desta forma, Teseu assumiu o trono, uniu os povos da antiga Ática, sendo a capital Atenas, instaurou o uso da moeda, criou o Senado, promulgou leis e instaurou a base da democracia. Depois de tudo isso, resolve voltar a sua vida de aventuras. Depois de lutas contra as amazonas, se une com a rainha Antíope, com quem tem um filho, Hipólito. Contudo, por motivos políticos, casou-se com Fedra, que mais tarde se apaixonou por Hipólito. Junto de seu amigo Pirítoo, rapitaram Helena de Esparta. Desceu ao Reino dos Mortos para tentar raptar também Perséfone, esposa de Hades, mas este os manteve presos em cadeiras durante um banquete. Apenas anos depois Teseu foi salvo por Héracles. Quando voltou a Atenas, por ter sido julgado morto pelos cidadãos atenienses, Teseu encontrou-a destruita por lutas internas. Tomado pela tristeza, desistiu do poder, mandou os filhos para a Eubéia, exilou-se na ilha de Ciros, onde foi morto por seu primo Licomedes.

Ariadne

Filha de Dédalo, ajuda seu amado Teseu a voltar vivo do labirinto do Minotauro. Mas, no caminho de volta a Atenas, não se sabe se a mando da Deusa Atena, foi abandonada na ilha de Naxos. O destino final real dela ainda é desconhecido, mas existem suposições. Uma delas diz que ela se matou na ilha. Outra, que morreu em um parto em Chipre. Outra, de que morreu por intervenção da deusa Ártemis, que foi convencida por Dionísio, deus do vinho.Uma das mais consistentes é a de que Afrodite, sentido pena da jovem, deu-lhe como esposo o próprio Dionísio.

Dédalo

Logo em seus primeiros anos de vida, descobriu muitas coisas sobre: materiais, rmas, volume e até do próprio espaço. Um dia, quando estava ensinando seu sobrinho Perdix, percebendo que o menino o havia superado em termos de habilidade após este ter invendado a roda de oleiro e o serrote de ferro, sente tamanha inveja que mata o menino. Contudo, é descoberto, condenado. Foge para Creta. Lá se torna amigo do rei Minos, ajuda a rainha a se disfarçar de vaca. Para conter o Minotauro, Dédalo é designado a construir um labirinto para este. Após o descobrimento do rei sobre o disfarce de vaca, Dédalo consegue fugir com Ícaro, seu filho com uma escrava, com asas de cera. Mas Ícaro, encantado com o novo invento do pai, resolve não seguir o conselho paterno de não subir demais. Com a proximidade ao sol, as asas derretem, Ícaro morre na queda. A ilha onde seu corpo foi resgatado passa a se chamar Ícara. Dédalo se refugia no reino de Cocálo, Sicília até o fim de sua vida.


Fontes: http://meltingpot.fortunecity.com/malta/242/minotauro.htm
http://meltingpot.fortunecity.com/malta/242/teseu.htm
http://meltingpot.fortunecity.com/malta/242/ariadne.htm
http://meltingpot.fortunecity.com/malta/242/dedalo.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/D%C3%A9dalo



Se vai acreditar ou não no que foi contado, vai de você.



**As opiniões expressas nesse post são de total responsabilidade do seu autor.**

Um comentário:

  1. Belo presente esse de Afrodite pra Ariadne, um marido bebum. *humpf*
    Parabéns pelo post que foi sugestão minha Li. Ótima escolha. uahsuhaushuasha

    ResponderExcluir