sábado, 14 de agosto de 2010

Lenda da Mula Sem Cabeça

Bom(A) *Dia/Tarde/Noite*


Esta semana é a vez de uma lenda brasileira. Então vamos a ela ^^!


A Lenda da Mula Sem Cabeça

Apesar de ser bem famosa, antiga e variando de região em região brasileiras, não é uma lenda exclusiva daqui, possuindo muitas variações em países hispânicos, como a estado unidense de origem escocesa, Cavaleiro Sem Cabeça.

Dizem por ai que ela é uma mulher que namorou um padre, e que fora amaldiçoada por isso. Então, toda madrugada de 5ª para 6ª, ela vai para uma encruzilhada e se transforma na Mula. Outra curiosidade é que, de relatos de quem a viu, dizem que ela é um animal inteiro, forte, freios de ferro, soltando fogo pelas narinas e boca, apesar do nome sugerir o contrário. Outros relatos dizem que pode ser uma mula negra, com uma cruz branca gravada no pelo, podendo ter ou não cabeça.

Aparece em noites escuras, em pequenas cidades ou povoados que tenham casas rodeando a igreja católica. Também se alguém passar a meia noite correndo diante de uma cruz. Assim que se transforma, ela percorre 7 povoados. Se encontrar alguma vítima, chupa-lhe os olhos, unhas e dedos. Ás vezes seu relincho se parece com o choro de uma pessoa.

Ao avista-la, deita-se no chão de bruços, escondendo unhas e dentes. Se for muito corajoso, pode-se tirar os freios de ferro de sua boca, assim a mulher volta a sua forma humana, se livrando da maldição.

Dependendo da região, existem vários jeitos para quebrar a maldição. Dentre eles: um ferimento, pode ser leve, desde que permita que o sangue saia, assim a mula volta a ser mulher; Outro: Padre ex-comumgar a amada antes da missa. Em Santa Catarina existe uma simpatia para saber se a mulher é amante do padre ou não. Coloca-se no fogo um ovo enrolado com uma fita com o nome da mulher. Se o ovo cozer e a fita não se queimar, a mulher é amante do Padre.

Existem casos em que o próprio padre é amaldiçoado, se tornando um Padre-Sem-Cabeça, assutando os outros por ai, ora a pé, ora a cavalo de outro mundo.

Outros nomes como é conhecida: Burrinha do Padre, Burrinha, Mula Preta, Cavalo-sem-cabeça, Padre-sem-cabeça, Malora (México).

Dentre todos os relatos, uma coisa é comum e certa: a mulher era amante do padre!


Fonte: http://www.arteducacao.pro.br/Cultura/lendas.htm#Mula%20sem%20cabe%C3%A7a


Será que ela realmente existe? Eu que não quero ter que ver para crêr.

Quem disse que tirar lasquinha de padre não é problema? É pecado xD!



Se acredita no que foi dscutido ou não, vai de você ;)


**As opiniões expressas nesse post são de total responsabilidade do seu autor.**

Um comentário:

  1. Interessante
    e senti certo sarcasmo em um comentario, rsrsrsrs

    ResponderExcluir