terça-feira, 3 de agosto de 2010

Developers, developers, developers...

A muito, muito tempo, numa galáxia muito... enfim, eu me formei Técnico em Informática. Não me confundam com aquele gordo estranho que tirou a poeira do seu PC velho e colocou mais memória pra você poder jogar Colheita Feliz. Esse é o Técnico em Manutenção de Computadores, ou os caras que se formam na Microcamp (a próxima vez que eu for na Santa Efigênia eu tô fudido...).
Voltando ao assunto, uma das coisas que eu aprendi nesse curso foi a linguagem onipresente na web, o HTML.



Confesso que não achei muito interessante (a linguagem, que fique bem claro). O professor era masoquista e nos obrigava a criar um site usando o Notepad... pra quem já fez isso, sabe que é chato bagaraio. Então eu deixei de lado o HTML, e me concentrei em uma linguagem de programação mais simples, tipo Pascal (a tá...).

Como tudo no mundo de pokémon da informática não para de evoluir, não foi diferente com o HTML. Hoje ele chegou na versão 5, e promete uma revolução na internet... tá, essa eu forcei.
As palavras chaves dessa mudança são padronização e organização.
O HTML 5 vem padronizar a maneira que publicamos conteúdo. Onde antes eram usadas soluções de terceiros (vídeos em Flash, aplicações em Java, etc.) agora está incorporado no próprio código HTML, facilitando muito a vida dos estágiarios Web Designers.
E graças a eterna busca pela Web semântica, o código ficou muito mais organizado e limpo, o que ajuda muito na manutenção.

"Mas o que mudou?"
Bastante coisa ( se quiser saber todas as diferenças, leia aqui), as mudanças mais interessantes são:
-Streaming de áudio e vídeo através das tags audio e video (a.k.a. FlashKiller).
-A tag canvas, que através de uma API, irá renderizar imagens 2D dinâmicas, pra vocês poderem jogar Colheita Feliz sem lag (é, eu odeio essa merda ¬¬).
-A retirada de algumas tags inúteis como basefont, big, center, font (já que isso tudo pode e deve ser feito usando CSS) e graças as suplicas do Osvaldo, as tags de tabela. #piadainterna

Lembrando que o HTML 5 não está na sua versão final, muita coisa ainda vai ser melhorada e adicionada. E também nenhum navegador esta 100% compatível com a nova linguagem.

Quer saber mais? Acesse aí:
Introdução ao HTML 5
Wikipedia

**As opiniões expressas nesse post são de total responsabilidade do seu autor.**

2 comentários:

  1. Não sei o que as pessoas tem contra escrever o código das páginas no Notepad. Ele não é perfeito, há algumas coisas em editores mais elaborados que realmente ajudam (código colorido etc.), mas entre usar o modo visual de um editor wysiwyg e o Notepad, sou muito mais o Notepad.

    ResponderExcluir
  2. hahah vou fazer um curso desse HTML5 pra ver se eu consigo um salário descente, rssss

    ResponderExcluir