sábado, 24 de julho de 2010

A Lenda das Damas de Branco

Boa(m) *dia/tarde/noite* !

Demorei, mas enfim tomo coragem e inspiração para postar. Sou a responsável pela coluna de mitos e lendas. Antes de mais nada, gostaria de esclarecer a diferença entre as 2 palavras.

Mito = s.m. Narrativa popular ou literária, que coloca em cena seres sobre-humanos e ações imaginárias, para as quais se faz a transposição de acontecimentos históricos, reais ou fantasiosos (desejados), ou nas quais se projetam determinados complexos individuais ou determinadas estruturas subjacentes das relações familiares.

Lenda = 1 Tradição popular. 2 Narrativa transmitida pela tradição, de eventos geralmente considerados históricos, mas cuja autenticidade não se pode provar. 3 História fantástica, imaginosa. 4 Mentira, patranha. 5 História fastidiosa.

Agora... como diria o narrador do Ra-Tim-Bum: "Senta que lá vem história":

A Lenda das Damas de Branco

A lenda provém da França, de uma mistura de muitos outros elementos folclóricos do país (como Leanan Sidhe, Le Grand Bissetere, Glaisting, As Lavandeiras da Meia-Noite), se refere a um tipo de criatura sobrenatural que era uma mistura de ser meio fantasma, meio fada, contudo, com tendências vampiras bem definidas. Através do nome, sugere-se que eram mais de uma e que viviam em grupos.
Elas eram uma variação das lavadeiras da meia-noite (almas de mulheres que cometeram alguma maldade quando vivas ou negligenciaram suas obrigações religiosas, sendo forçadas assim a esperar em um cruzamento para atacar suas vítimas), geralmente se encontrando nos cruzamentos de estradas ou cemitérios, tarde da noite de lua cheia.
Dizem que tomavam forma de mulheres muito bonitas; Suas peles eram brancas como marfim, e mesmo nas noites de verão, tanto o hálito quanto seus toques eram frios. Toda noite dançavam sob a lua, convidando os que passam a se juntarem a elas. Ninguém recusava, pois diziam que as mulheres possuíam poderes hipnóticos que desarmavam quaisquer resistência a seu chamado. Uma vez em seu abraço gelado, o infeliz abraçado já estava condenado. Elas drenavam todo o sangue e jogavam o corpo nas margens da estrada.
Haviam poucas coisas que protegiam os viajantes contra as Damas. Crucifixo, benção de um sacerdote, chamar o Santo Nome. Contudo, existiam outras formas além das de base católica, provando que a lenda é mais antiga do que se imaginava. O ferro era um elemento de proteção com base mais pagã, extremamente antigo usado para afugentar demônios, fantasmas e espíritos.

Será que foi tudo verdade? Será que ainda é verdade?
Acreditar ou não, vai de você ;)

Sem mais pelo momento e lembranças as famílias!


Fonte: Dr. Curran, Bob - Vampiros, Um guia sobre as criaturas que espreitam a noite. Editora Madras, 2008.

**As opiniões expressas nesse post são de total responsabilidade do seu autor.**

Um comentário:

  1. Se um grupo composto de bonitas mulheres de pele branca como marfim, dançando a luz da Lua, me convidassem a me juntar a elas eu... cairia com certeza! ushUSHOAhsuAHSHOUhsuHSHaisa

    ResponderExcluir