sábado, 31 de julho de 2010

Mito da Deusa Ártemis

Boa(m) *dia/tarde/noite*

Hoje vou contar um pouquinho sobre mitologia grega, sobre Deusa Artemis.

Ártemis (também conhecida como Cíntia devido ao seu local de nascimento, monte Cinto, e Diana na mitologia romana) é filha de Zeus com a ninfa Leto, irmã gêmea de Apolo, e uma das 12 deidades do Olimpo (além da própria, seu pai e seu irmão, Olimpo é composto por:

Afrodite,
Ares,
Atena,
Deméter,
Dionísio,
Hera,
Hefesto,
Hermes e
Poseidon

Logo que engravidou, Leto fora perseguida por Hera, esposa de Zeus, a tal ponto que nenhum lugar a aceitava para esta dar a luz, com medo da deusa rainha. Contudo, quando chegou na ilha de Delos, mais precisamente no monte Cinto, Leto deu a luz a gêmeos, sendo Ártemis a primeira a nascer, já mostrando seus dotes de deusa, ajudando a mãe no parto de seu irmão gêmeo, Apolo.

Deusa da caça e da serena luz, é a mais casta e pura das deusas, por muito tempo foi inspiração de vários artistas. Zeus a presenteou com uma líria e arcos e flechas, ambos de prata (Apolo também fora presenteado com mesmos presentes, só que feitos de ouro), deu-lhe uma corte de ninfas, fez-a deusa da caça. Sendo a luz prateada da Lua, consegue percorrer todos os cantos, sendo representada como uma exímia caçadora.

Apesar de ter feito voto de castidade, dizem algumas lendas que ela se apaixonou pelo jovem Orion.
Seu irmão Apolo, enciumado, resolve tomar uma atitude. Um dia na praia com Ártemis, este a desafia para atingir um ponto muito distante preto na água, mal sendo possível ve-lo . Como era vaidosa, Ártemis se prontifica e atira a flecha. O ponto some, sendo substituído por espumas de sangue. O ponto era Orion fugindo de um escorpião gigante mandando por Apolo para persegui-lo. Desesperada, Ártemis consegue convencer Zeus a transforma-los em constelação, assim, quando a de Órion nasce, a do escorpião se põe e vice-versa, sendo Órion sempre perseguido, mas nunca alcançado.

Sempre é representada com vestes de caçadora, vestida de túnica, calçada de coturno, aljava nas costas, arco na mão. Ora com um cão ao seu lado, ora com suas ninfas, ora no banho... mas sempre com seu arco e aljava.

Seu templo, localizado em Efésio, era uma das 7 maravilhas do mundo antigo.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ártemis



Será que mitologia é apenas mito?

Independente da resposta, acho que é sempre bom estudar um pouquinho de história antiga.

Esqueci de avisar no post anterior, que não sigo uma ordem certa para colocar as lendas. Apenas coloco a que me dá vontade no momento.

Lembranças as famílias

**As opiniões expressas nesse post são de total responsabilidade do seu autor.**

Nenhum comentário:

Postar um comentário